Biografia

Artista plural, Yassir Chediak tem 20 anos de carreira na música, fazendo da tradicional viola de 10 cordas um instrumento para sonoridades contemporâneas que extrapolam seu uso habitual. Violeiro virtuoso, compositor e cantor, o músico atua ainda como produtor de trilhas, apresentador de TV e ator.

No último ano, Yassir circulou com um show aprimorado e mais autoral, lotando teatros como no Espaço Cultural BNDES (RJ), Sesc Belenzinho (SP) e unidades pelo interior, onde também se apresentou pelo Circuito Cultural Paulista. Em passagem pelos EUA, fez apresentações lotadas e recebidas calorosamente pelo público americano, em locais como a Old Town School of Folk Music (Chicago) e Bona Sera (Michigan).

Não se engane pelo título de violeiro. A viola caipira, típica do interior do país é a base do seu trabalho e Yassir é referência nacional no instrumento, mas o repertório sonoro de Chediak é vasto e não fica restrito a uma vertente musical. O músico percorre e recria com habilidade ritmos e estilos brasileiros variados.

A última vivência internacional impulsionou o artista para uma nova fase criativa. Experimentou o encontro inusitado da sua viola brasileira com o rap e o blues americano, e nasceram novas parcerias, a principal delas com Sharrie Williams, cantora norte-americana de blues premiada, dona de uma voz arrasadora e apresentações explosivas. Mateo Mulcahy, Diretor de eventos da Old Town School, comenta sobre a passagem do artista nos EUA, “Yassir Chediak is a true superstar. His singing and mastery of the Brazilian viola are matched by his charismatic stage presence.”

Yassir Chediak é apresentador do quadro “Música na Estrada” no “Brasil Caminhoneiro”, programa líder de audiência no segmento, exibido para o Brasil todos os domingos pelo SBT e TV Aparecida com cerca de 3 milhões de espectadores. Sua música, além de ser o tema do programa de TV, também abre o programa de rádio homônimo com locução de “Sérgio Reis”, veiculado nacionalmente. No Canal Rural, apresenta projetos especiais no segmento de agronegócio, chegando a atingir mais de 1 milhão de espectadores na TV e internet. Os planos para 2019 envolvem retornar com apresentações para os EUA e Europa, novas composições, buscando estender seu trabalho não apenas na exploração de outros ritmos, mas com lançamentos de singles em inglês e português.