O ator e cantor Jackson Antunes apresenta o show Coração Caipira, no dia 29 de setembro, quinta-feira, às 20h, no Teatro Porto. Em um espetáculo intimista, o artista mostra seu lado cantor – ou cantador, como prefere ser chamado, ao apresentar o universo de poetas populares que contam histórias do povo do sertão entremeando as canções com versos de Guimarães Rosa.
Em Coração Caipira, busca despertar no público o sentimento de pertencimento, em um país plural que não pode deixar cair no esquecimento nomes e crenças importantes para nossa história na música. “Tenho uma ligação muito grande com o povo do sertão. Costumo ouvir que tenho a cara do caboclo brasileiro, o que me enche de orgulho”, diz.
Acompanhado pelos violeiros Decão e Marimbondo de Chapéu, Jackson Antunes resgata a música caipira de Tião Carreiro, Téo Azevedo e Patativa do Assaré; pagodes de viola e canções do folclore que revelam parte de sua origem, o norte de Minas. A ideia é fazer um encontro com a plateia, como uma boa roda de viola. “Quero que o público faça uma verdadeira viagem por este universo de homens simples. O sertão é muito poderoso, o público sempre recebe com muito entusiasmo esse trio de compositores, e eu procuro trazer as pessoas para dentro do espetáculo, então o público do Teatro Porto pode esperar um ponto alto de brasilidade, da riqueza da cultura popular, da música caipira, um pouco de causos e muita emoção”, conta Jackson.
Ator, cantor e compositor, Jackson Antunes é um artista multifacetado e respeitado pelas suas diversas formas de arte, com trabalhos na música, teatro, cinema e principalmente na televisão, onde ficou conhecido por papéis marcantes como Diogo Falcão de Irmãos Coragem (1995), Regino de O Rei do Gado (1996), Antenor de Terra Nostra (1999) e Léo de A Favorita (2008). Recentemente, o artista viveu o personagem Túlio, na nova versão da novela Pantanal, da TV Globo.
Mineiro de Janaúba, Jackson começou a carreira aos 13 anos, quando foi para o Rio de Janeiro atrás do sonho de ser ator. Ao longo de sua carreira acumula 36 participações em novelas, 25 papéis no cinema e nove álbuns lançados. À sua origem social humilde se contrapõe a riqueza cultural de sua infância, marcada pelas Folias de Reis típicas do norte mineiro, pelos tempos vindouros do circo e, sobretudo, pela música regional.
A paixão pela música vem da infância, quando acompanhava o pai levando a boiada. “Diferente de Goiás, que usa o berrante feito de chifre de boi, na nossa região usamos o aboio, que na verdade é um canto usado para conduzir a boiada, então a gente traquejava a voz aboiando e isso me fez aproximar da música. Nas paradas nas pousadas, a gente ouvia muita música caipira e nasceu daí a minha grande paixão pela música.”
Serviço:
Jackson Antunes no show Coração Caipira
Dia 29 de setembro – Quinta, às 20h.
Duração: 90 minutos.
Classificação: Livre.
TEATRO PORTO
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.
Telefone (11) 3366.8700