Nos dias 17 e 18 de dezembro os músicos Renato Teixeira e Yassir Chediak sobem ao palco do teatro do Sesc Guarulhos em show que oferece ao público uma viagem emocionante pela música regional brasileira. Renato Teixeira, autor de conhecidas canções como “Romaria”, sucesso na voz de Elis Regina (1977), e “Tocando em Frente”, parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia, convida o violeiro, cantor e compositor Yassir Chediak a subir ao palco com sua viola de cordas de aço.
Renato nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, e passou a infância em Ubatuba. Foi para São Paulo no final dos anos sessenta, por indicação de Luiz Consorte, que levou uma fita com músicas de Renato nas mãos de seu tio, Renato Consorte, que por sua vez a enviou para os ouvidos do Walter Silva. Walter era um grande promotor de novos artistas conhecido nos meios de comunicação.
A partir de então, oportunidades surgiram, e Renato participou do Festival da Record de 1967. Sua música era Dadá Maria e foi defendida por Gal Costa, que também estava em início de carreira, e Silvio César. No disco do festival, quem canta com Gal é Renato, em sua primeira gravação.
Trabalhou com jingles publicitários, e em parceria com Sérgio Mineiro, criou o Grupo Água. Com esse grupo conseguiu assimilar o espírito da cultura caipira e projetá-la de forma contemporânea para todo o Brasil. Quando Elis Regina gravou Romaria, convidou o grupo para acompanhá-la na gravação. Foi um grande sucesso que mudou a carreira de Renato e criou um grande espaço para que a música do interior paulista invadisse o mercado.
Junto a Almir Sater, compôs sucessos como “Um Violeiro Toca” e “Tocando Em Frente”.
Outra parceria importante foi com a dupla Pena Branca e Xavantinho, com a qual gravou o disco “Ao Vivo em Tatuí”, que se transformou num marco no gênero. Renato continua a divulgar e difundir o espírito do caipirismo do Vale do Paraíba, buscando explorar o potencial que esse universo cultural oferece.
Artista plural, Yassir Chediak tem 20 anos de carreira na música, fazendo da tradicional viola de 10 cordas um instrumento para sonoridades contemporâneas que extrapolam seu uso habitual. Violeiro, compositor e cantor, o músico atua ainda como produtor de trilhas, apresentador de TV e ator.
Nos últimos anos, Yassir circulou com diversos formatos de shows, lotando teatros como no Espaço Cultural BNDES (RJ), Sesc Belenzinho (SP) e unidades pelo interior, onde também se apresentou pelo Circuito Cultural Paulista. Em passagem pelos EUA, fez apresentações lotadas e recebidas calorosamente pelo público americano, em locais como a Old Town School of Folk Music (Chicago) e Bona Sera (Michigan).
Não se engane pelo título de violeiro. A viola caipira, típica do interior do país é a base do seu trabalho e Yassir é referência nacional no instrumento, mas o repertório sonoro de Chediak é vasto e não fica restrito a uma vertente musical. O músico percorre e recria com habilidade ritmos e estilos brasileiros variados.
Renato Teixeira convida Yassir Chediak
Um Legado
Dias 17 e 18 de dezembro, sexta e sábado às 20h
Livre
Teatro
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados, pessoas com deficiência e credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).
Sesc Guarulhos
Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos
Telefone: (11) 2475-5550
Venda de ingressos: 14/12, às 14h (online); 15/12, às 17h (nas unidades) [4 ingressos por pessoa]
Para ingressar nas unidades do Sesc São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19 e documento de identificação com foto, para maiores de 12 anos, em comprimento aos protocolos de segurança estabelecidos pelo Sesc São Paulo.