Dia Nacional do Violeiro

Sem dúvidas, a viola é peça fundamental na música caipira do Brasil. Trazido pelos europeus na época da colonização, o instrumento se tornou indispensável para os amantes do sertanejo raiz. Mas, você conhece os representantes atuais do gênero? Descubra seis nomes que dominam o meio:

1- Gaby Violeira

Natural de Ribeirão Preto/SP, a artista teve seu primeiro contato com a viola em um encontro de violeiros da região. Depois disso, Gaby se aprofundou nos estudos da música sertaneja e iniciou sua carreira profissional. Entre 2005 e 2013 teve duas duplas e participou de diversos programas na televisão, como o Programa do Raul Gil e o Programa do Ratinho.

Hoje, Gaby Violeira atua como solista, com a proposta de mesclar os arranjos do sertanejo universitário com a batida da viola caipira. Alguns de seus singles mais recentes são “As Brutas que Dominam”, “Berrante no Beat” e “8×8”, lançados pela agregadora musical New Music Brasil e disponíveis em todas as plataformas digitais.

2- Lorenah

Também do interior de São Paulo, mas da cidade de Mococa, Lorenah ficou conhecida após participar da edição de 2022 do “The Voice Kids”. Com apenas 13 anos, ela cantou a música “Medo Bobo” nas audições do programa, e acabou entrando para o time de Maiara & Maraisa, as intérpretes originais da canção apresentada.

Amante do sertanejo raiz, Lorenah toca viola e canta desde pequena. Além disso, antes mesmo de participar do The Voice Kids, ela já tinha lançado seu primeiro DVD, “Asas de Anjo”, pela New Music Brasil, em 2021.

3- Adriana Farias

Cantora desde os 9 anos de idade, Adriana Farias também toca viola e violão, sendo uma grande representante da música caipira na atualidade. A artista nasceu em 1972, na capital paulista, e gravou seu primeiro disco com apenas 11 anos de idade.

Ao longo de sua carreira, Adriana trabalhou com artistas renomados, como Leonardo, com quem gravou o DVD “Tempo”, lançando a famosa canção “Índia”. Além disso, ela foi indicada ao Grammy Latino em 2006.

Atualmente, a artista apresenta o tradicional programa “Viola Minha Viola”, da TV Cultura, e é jurada do programa “Canta Comigo”, da Record TV. Seus singles mais recentes são “Atenda Se Puder” e “Potro Redomão”.

4- Chico Teixeira

Outro violeiro natural de São Paulo/SP é Chico Teixeira, filho do músico Renato Teixeira. Chico nasceu em 1980 e começou a tocar instrumentos com apenas 7 anos de idade. No entanto, iniciou sua carreira em 2002, quando lançou seu primeiro álbum. Depois, em 2011, lançou o projeto “Mais que o Viajante”, que lhe rendeu a indicação como melhor cantor regional na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira, em 2012.

Além de ter cantado por 15 anos na banda de seu pai, Chico já se apresentou ao lado de Pena Branca, Almir Sater e Sérgio Reis. Seu projeto mais recente é o álbum “Ordem Natural das Coisas”, lançado este ano pela Alvorada Brasileira, que é uma editora e gravadora idealizada pelo próprio Chico Teixeira e por Eriton Bezerra, CEO da New Music Brasil.

Entre as faixas do álbum está o single “Orgânica”, em parceria com a cantora e compositora mineira Roberta Campos, indicada duas vezes ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”. A faixa foi escrita por Chico Teixeira e Natan Marques, e fala de um amor calmo e sereno que perdura para sempre.

Além disso, o cantor e compositor João Oliveira também colaborou com o álbum “Ordem Natural das Coisas”. Ele já trabalhou em diversas trilhas sonoras de seriados nacionais, como “No Mundo da Luna”, da HBO Max.

5- Yassir Chediak

Filho do consagrado diretor de cinema Braz Chediak, Yassir nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 1971. Mas, foi em Três Corações/MG, que aprendeu a tocar viola caipira. Em 2002, o músico lançou a canção “Estradas”, que entrou para a trilha sonora do seriado “Carga Pesada”, da Rede Globo.

Depois, em 2009, Yassir Chediak e Rodrigo Sater gravaram o CD “Tiago e Juvenal – Os Violeiros de Paraíso”, com as participações de Sérgio Reis, Almir Sater, Paula Fernandes e Nicolas Krassik (violinista francês), que teve uma indicação para o Prêmio da Música Brasileira.

Ao longo da carreira, Yassir participou de diversos projetos da Rede Globo e hoje se consolida como um dos maiores nomes da atual geração de violeiros. Seu projeto mais recente é o álbum “Viola Brasileira Contemporânea”, lançado em 2022.

6- Rodrigo Sater

Por fim, Rodrigo Sater é também um grande violeiro, além de compositor renomado. Natural de Campo Grande/MS, o artista já compôs ao lado de Renato Teixeira e Almir Sater, entre outros nomes. Ele também trabalhou nas trilhas sonoras das novelas “Paraíso” (2009) e “Morde e Assopra” (2011), ambas da Rede Globo. Alguns de seus singles mais recentes são “Aroma que Inebria”, “Flor do Cafezal” e “Na Beira do Espraiado”.

FONTE: https://www.abcdoabc.com.br/brasil-mundo/noticia/dia-nacional-violeiro-198402

 

Noticias Relacionadas